Com o intuito de causar o mínimo possível de impacto ao meio ambiente, a residência Morada das Artes incorporou a terra em seu sistema construtivo de forma consciente e respeitosa, construindo pontes entre o passado e o presente, aproximando a arquitetura contemporânea da técnica vernacular. A construção com terra é uma prática milenar, presente na cultura construtiva tradicional das mais diversas sociedades e que valoriza as habilidades artesanais do homem.
Por se tratar de um material abundante, a terra gerada pela movimentação da terraplanagem e das fundações serão incorporadas na obra para a construção das alvenarias. A terra é um recurso natural atóxico, que favorece a criação de um ambiente saudável e que, cuja parede "respira" por meio da absorção da umidade quando o ambiente está saturado e devolução da umidade quando o ambiente está seco. Além disso, a terra possui resistência ao fogo e sua composição densa faz com que a parede funcione como um bom isolante termoacústico.
A terra compactada, ou mais comumente conhecida como taipa de pilão, é uma solução sustentável por ser um material reciclável, de baixo impacto ambiental e de grandes resistência e resiliência ambiental. Essa técnica construtiva é empregada por meio da compressão da terra, estabilizada em fôrmas de madeira (taipal) até atingir uma densidade ideal se transformando em uma estrutura resistente, duradoura e de baixa manutenção.
O projeto concebido para se tornar um "ser vivo" possui um ciclo de vida circular em que, ao final da vida útil da construção, as paredes retornam à condição original do solo e decompõem-se com facilidade na natureza.
Além do papel sustentável, a construção em terra compactada aplicada à arquitetura contemporânea resgata os valores histórico e cultural, e manifesta o viés do uso de recursos naturais de forma inteligente valorizando os materiais e a mão-de-obra local e fortalecendo a relação entre o homem e a natureza.
A utilização dessa técnica prevê sua contribuição com a sustentabilidade, capacitação da equipe em técnicas não convencionais, ampliação da consciência ecológico-ambiental e mudança de hábitos dos envolvidos.